Guxtaw Uyräsu

Guxtaw Uyräsu

terça-feira, 18 de maio de 2021

Curupira e a verdade sobre ele que esconderam de você

 

🔞Prepara porque a história agora é Pesada!🔞
Quando você andar por alguma floresta densa, mantenha-se sempre alerta ou pode ter uma surpresa muito desagradável.
No imaginário popular urbano, ele é uma criatura mágica e benevolente. Um tipo de fada-troll protetor das florestas. Já para os povos indígenas, ele é visto como um monstro sádico e abusador. Com isso temos o Curupira dos homens da cidade e os Kurupira dos índios. Ambos são na verdade a mesma coisa contadas de formas diferentes.
Curupira no imaginário do 'homem branco', tem poderes sobre o fogo além de habilidades mágicas. Protege os animais dos caçadores e a floresta dos madeireiros.
Já Kurupira é, ou melhor, são criaturas más (do ponto de vista humano) por natureza. Pois não há só um e sim vários espalhados pelo Brasil. Da Amazônia peruana até a mata de cocais maranhense e da fronteira com a Venezuela até a mata paulista.
Os Kurupira são frutos dos estupros praticados por Kurupi, um dos sete monstros filhos de Kerana com Taúba.
Assim como ele, alguns dos seus filhos também tinham a estatura anã conforme relatos do Brasil Central. Os da Amazônia são corpulentos, Os do Maranhão são bem altos e musculosos e os da região sudeste, são esbeltos. Mas todos tem cabelos ruivos e corpo coberto de pelos cor de ferrugem e suas maiores características são seus pés virados para trás e seus órgãos sexuais extremamente grandes (que herdaram do pai Kurupi) com o qual também abusam de humanos independente de serem homens ou mulheres. Segundo relatos, os Kurupira raramente matam um inocente. Eles só cometem os abusos e ficam com as pessoas como ‘mascotes’. Homens normalmente têm vergonha de relatar o ocorrido. Afirmam terem se perdido após passarem em baixo de uma planta chamada cipó-de-jaboti, à qual se atribui um esquecimento. Os Kurupira têm raiva de caçadores e madeireiros porque sua espécie entrou em guerra com os indígenas que estavam matando animais e queimando roças de forma descontrolada.
Os Kurupira costumam andar com um ou dois cacetes de madeira que usam para bater nos troncos das árvores. (versões contam que ele usa outro "tipo de pau" que não vou especificar). Fazem isso para se comunicar com os outros de sua espécie.
Para mais informações de registro, leiam #DiáriosÍndiosOsUrubuKaapor do #DarcyRibeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário