Guxtaw Uyräsu

Guxtaw Uyräsu

terça-feira, 18 de maio de 2021

Caipora - É menino ou menina?!

 

Kaipora é um título dado a essa criatura ou entidade defensora dos animais que pode perseguir e matar caçadores mal intencionados. Não se sabe qual o verdadeiro sexo dele/dela mas ao que tudo indica é feminino. Não pelo tamanho dos seus cabelos, mas pela ausência do órgão genital gigante que deveria ter sido herdado do pai, o Kurupira.
Relatos espelhados em mitos indicam que Kaipora é o fruto de um estupro cometido por um Kurupira a alguma mulher. Ou seja, é um ser híbrido. Do pai, Kaipora herdou os pés virados para trás. Não ficou com o corpo coberto te pelos como o Kurupira, mas tinha os cabelos vermelhos tal qual a cor da pelagem do genitor. Em caso de ser um ser macho, é provável que não tenha herdado o órgão gigante. Porém, o fato de não ter essa parte destacada e o corpo limpo de pelos podem quase garantir que Kaipora é uma garota.
Por conta dos pés virados para trás, Kaipora precisa da ajuda de um porco do mato (um caititu ou um queixada) para lhe servir de montaria e assim se mover mais rápido.
Não se sabe o verdadeiro nome do/da Kaipora, pois esse termo é variação de kaapora que significa “silvícola”, “morador do mato”. Termo pelo qual os povo tupis se intitulam em vez da palavra ‘índio’ usada pelos falantes do português. A visão dos caipora (índios) no período colonial era negativa e qualquer criatura humanoide perigosa e desconhecida que aparecesse nas matar recebia esse título. Daí o motivo do nome de Kaipora.
Em breve, uma postagem reveladora sobre a verdadeira face do Kurupira, aquilo que a cultura da vergonha puritana decidiu omitir mas que os indígenas relatam sem medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário