Guxtaw Uyräsu

Guxtaw Uyräsu

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Origem do Diabo

Uma coisa é certa. Todo o tipo de crença em símbolos da maneira que vemos hoje foi (nada mais, nada menos) criado pela igreja medieval.
Por exemplo: A forma do diabo... Você não acha mesmo que na religião anterior ao cristianismo, o judaísmo, o Diabo era vermelho com chifres e rabo pontudo e um tridente?
A história do Diabo
Essa idéia surgiu a partir de uma junção entre várias lendas.

1ª - famoso Sátiro. Personagem da mitologia grega que representa a libidinagem, o homem tarado metade bode que persegue as virgens sagradas (Ninfas).
Então, na idade média, devido ao contato com a cultura grega (por parte dos poetas, cancioneiros e outros apaixonados bestas)
Sátiro. Era um Fauno, metade homem, metade animal. Tarado toooodo

2ª - A lenda de lúcifer. o conto original se refere à criação de seres feitos de fumaça e vento chamados de "Jini" (Gênios da lâmpadas) pelos povos beduínos da cultura pré-islâmica. Eles acreditavam que as tempestades de areia, por exemplo, eram manifestações de entidades malignas. Posteriormente, essa lenda ganhou profundidade quando tentaram explicar a origem desses seres, Nasceu a explicação que foi Deus quem os criou antes do Homem. Lúcifer foi o primeiro deles. Num determinado momento, Deus mandou que todos os seres se ajoelhassem perante Adão, mas Lúcifer se recusou, persuadindo assim, os outros Jinis, Deus se enfureceu e assim começou a gerra no céu. Os Judeus tiveram contato com esse conto. Por não acreditarem em Gênios (presos em garrafas que ao serem libertos, realizavam desejos), esses seres foram elevados à categoria de anjos.

Durante a idade média, a história entre Sátiro e o Gênio Lúcifer foram unidas, foi ganhando forma, passou a ser o mal impuro, ganhou chifres maiores, o tridente de Poseidon (deus dos mares), um rabo pontudo a pele vermelha e pronto! ‘Voi là’ Diabo como tal conhecemos...

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário