Guxtaw Uyräsu

Guxtaw Uyräsu

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Monhaí, o Wrym sulamericano

Monyaí/Monhaí/Moñai era uma enorme serpente com dentes longos e afiados e com dois chifres grandes, semelhantes a antenas. Seu domínio é o campo aberto, mas também é dito viver em rios profundos e regiões inacessíveis. Ganhou de Boytatá a responsabilidade de vigiar o céu e a terra na região sul, uma vez que a serpente incandescente cuidava do restante das matas. A intensão era encontrar possíveis almas penadas e demônios para captura-los e devolvê-los ao inferno submerso.
Ele gostava de comer pássaros e os hipnotizava usando seu olhar e suas antenas. Era chamado de Inyujara (senhor dos campos) porque gostava de viver em campos abertos em meio às flores e borboletas. Quando necessário, se escondia por entre as árvores e subia nelas com muita velocidades.
Seu maior defeito era a cleptomania, ou seja, prazer em roubar as coisas. Fazia isso tanto para guardar em uma caverna como também para ver os humanos brigando e se acusando dos roubos.
Quando finalmente descobriram quem era o ladrão, os homens decidiram punir tanto ele como também seus irmãos. Nisso, usaram a valentia de uma guerreira chamada Porasy/Poraci que foi até o monstro dizer que estava apaixonada e assim ela conseguiu conquista-lo fazendo-o pedi-la em casamento. Duas festas foram feitas, uma na aldeia dela e outra reservada só para os irmãos de Monyaí na caverna dele. Quando todos ficaram bêbados, Porasy tentou escapar, o monstro percebeu e a agarrou com um bote. Seus gritos foram ouvidos pelos moradores que esperavam do lado de fora da caverna. Ordenou que queimassem a caverna e assim todo lá dentro morreram.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário