Guxtaw Uyräsu

Guxtaw Uyräsu

terça-feira, 18 de maio de 2021

Jakairá, o Deus Oeste governante da primavera

Jakairá é com certeza a deidade mais esquecida e ignorada depois que a influência jesuíta ganhou força. Pois suas funções não eram úteis para assimilação e evangelização dos indígenas. Jakairá foi o espírito original do fogo além dos seus poderes principais que são a fumaça e a neblina. Ele é a contraparte de Tupã sendo o governante do Oeste e da Primavera. Sua cor símbolo é o branco.
Jakairá também tinha uma esposa, Arasema (aurora vespertina) irmã de Arasy, esposa de Tupan. Juntos tiveram quatro filhos:
Karaí - foi a primogênita e recebeu do pai a responsabilidade pelo poder das chamas. Falaremos sobre ela numa postagem só dela.
Taúba – O que matou o primo Angatupyry pelo amor da jovem Kerana e foi amaldiçoado pela tia Arasy e com isso, seus sete filhos nasceram deformados.
Jyryva – A bela moça que recebeu do pai o poder de conter as chuvas para evitar outro dilúvio. Gosta de se pintar com todas as cores e hoje é conhecida pelo nome de Arco-íris.
Mutin é o mais novo e recebeu do pai a responsabilidade de reger a primavera (De meia noite entre e 22 e 23 de setembro até meia noite entre 20 e 21 de dezembro). Ele gosta de tomar a forma de uma onça suçuarana branca e muitas lendas são contadas sobre ele com a alcunha de espírito da neblina. Tal qual sua prima Katu, ele é o representante do pai aqui no mundo físico uma vez que as quatro deidades bloquearam a conexão com o mundo divino.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário